COMEMORAÇÃO 30 ANOS AMOCENTRO

A Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro) realizou uma reunião de confraternização e homenagem para marcar os 30 anos de fundação da entidade. O encontro, que reuniu prefeitos, primeiras-damas e ex-presidentes da associação, foi realizado na quarta-feira, dia 17 de dezembro, na Casa dos Sonhos, em Pitanga.

O evento teve início com a recepção dos convidados, realizada pelo presidente da associação e prefeito de Manoel Riba, José Carlos Corona, que também abriu a solenidade parabenizando a Amocentro pelas três décadas de existência. “Esse é um momento de celebrar a história, as batalhas e as lutas que nos trouxeram até aqui, e de agradecer o trabalho que cada um fez. Isso representa a soma de esforços de todos, em suas diferentes condições, que ajudaram a construir a Amocentro como ela é atualmente”, salientou o presidente.

Ao longo de sua fala, Corona ressaltou o caráter de confraternização do evento e a importância de relembrar o caminho percorrido. “É um momento de alegria, de festividade e lembrança. Hoje é um momento de rever os amigos, relembrar as lutas e batalhas. A política hoje é de um jeito, antes era bem diferente. É tempo de celebrar as conquistas e de reencontrar todos nesse momento de confraternização”, destacou.

Ele fez uma avaliação do ano de 2025, que, segundo ele, foi muito positivo, com uma presença mais próxima do Governo do Estado e um grande volume de investimentos previstos para a região central do Paraná. O presidente comentou que pelo menos cinco secretários de Estado estiveram presentes em reuniões da Amocentro nos últimos 60 dias. “Nossa função à frente da presidência é levar as demandas e necessidades ao conhecimento do governo, que tem nos atendido, trazendo investimentos e recursos para todas as cidades”, afirmou.

Corona destacou ainda a conclusão e a perspectiva de continuidade do programa Amocentro com Mais IDEB. “Já protocolamos a renovação do projeto, com mais de R$ 24 milhões solicitados para material didático complementar nas 17 cidades. A sinalização da Itaipu Binacional foi positiva, e a expectativa é dar continuidade ao programa em 2026”, completou.

Um dos momentos marcantes da solenidade foi a fala do ex-prefeito e primeiro presidente da Amocentro, Altair José Zampier, que resgatou o processo de criação da entidade. “Quando fomos eleitos, a partir de 1993, procuramos os prefeitos da região e tivemos muita dificuldade para criar a Amocentro, até que o governador Jaime Lerner, dois anos depois, nos deu um apoio muito grande. Assim, conseguimos unir a nossa identidade regional, que passou a ser coletiva com a criação da Amocentro”, relembrou.

O prefeito de Pitanga, Dirceu Moraes, destacou a força política construída ao longo desses 30 anos. “Estamos construindo uma nova região central do Estado, com força política. Se hoje temos obras que somam bilhões, é graças ao esforço coletivo de todos que construíram essa história”, afirmou. Dirceu ressaltou ainda a mudança de mentalidade regional. “Hoje entendemos que, se um município vai bem, todos ganham. Essa união é fundamental para que o povo tenha políticos sérios, honestos e comprometidos”, completou, destacando a importância da parceria com o Governo do Estado e seus secretários.

Ao final da solenidade, foi realizada a entrega oficial de um veículo Chevrolet Montana, zero quilômetro, adquirido com recursos do Governo do Estado, no valor de R$ 130 mil. O veículo será destinado ao trabalho administrativo da Amocentro, fortalecendo a estrutura e a atuação institucional da associação na região central do Paraná.
FONTE: JORNAL PARANÁ CENTRO  
JORNALISMO ALDINEI