I SEMINÁRIO REGIONAL DE CONSORCIALIZAÇÃO SUAS

Os 35 municípios que compõem o Consórcio Cid Centro participaram na quinta-feira, 20 de junho, do primeiro seminário regional de consorcialização do SUAS (Serviço Único da Assistência Social), que foi realizado na sede da Amocentro (Associação dos Municípios do Centro do Paraná), em Pitanga.

O evento contou com a presença de prefeitos, secretários municipais de assistência social, técnicos e representantes de órgãos do Governo do Estado. Entre as autoridades presentes estavam o presidente da Amocentro, Clodoaldo Fernandes, prefeito de Nova Tebas; e a secretária de estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.

O objetivo da reunião foi apresentar os projetos de consorcialização entre municípios que estão dando certo na região metropolitana de Curitiba e, para isso, foram convidados o prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel, e a secretária de assistência social de Pinhais, Rosângela Batista Duarte, que falaram sobre as vantagens da união entre os municípios para ações conjuntas no setor. Os técnicos das secretarias de Estado ligados à área da assistência social também falaram sobre a iniciativa.

A secretária de Estado, Leandre Dal Ponte, salienta que o consórcio na área de assistência social tem se mostrado uma ferramenta poderosa, onde os municípios podem potencializar suas ações para enfrentar situações em que sozinho, o município tem dificuldade de conseguir. “Hoje, temos a oportunidade de os municípios entenderem que os serviços, especialmente os de alta complexidade na área de assistência social, podem ser feitos via consórcio, que além de ser importante para os municípios, também é estratégico para o governo do Estado”, pontua a secretária Leandre Dal Ponte.

Ela acredita que essa estratégia seja interessante para a busca de recursos para ações como casas de acolhimento de mulheres vítimas de violência, acolhimento de crianças, lar dos idosos, entre outros. “Nesses casos, o financiamento dos projetos pode ser feito via consórcio, que facilita a liberação de recursos por parte do Estado ou da União e torna essa ação mais republicana”, frisa.

A secretária da Mulher pontua que o Governo do Estado tem total interesse em reconhecer essa consorciação como um instrumento importante para o desenvolvimento das ações da assistência social na região. “Sabemos que, durante muito tempo, o centro do Paraná foi desassistido e com enormes vazios assistenciais e, hoje, estamos procurando, de alguma forma, estar em parceria com os municípios e se mobilizando para encontrar soluções e melhores serviços”, ressalta.

O presidente da Amocentro, Clodoaldo Fernandes, comenta que o primeiro objetivo do evento foi levar o debate da assistência social para dentro da associação de municípios e, especialmente para o Consórcio Cid Centro e, com sensibilização das lideranças regionais, promover a mudança no estatuto do consórcio, para que ele também possa trabalhar projetos das áreas da assistência social e saúde. “Também queremos criar câmaras técnicas dentro da Amocentro e do consórcio, com presença de gestores e técnicos para fazer um diagnóstico da região e verificar o que é preciso para que os próximos prefeitos possam pegar um caminho já bem pavimentado e com projeto adiantado”, pontua.

Ele reforça que a importância da participação de representantes de municípios que tiveram experiências exitosas com a união regional, que deram exemplos que podem ser seguidos na região.

Fonte: Jornal Paraná Centro